quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O Amor Segundo Ficino

O pensamento de Ficino é totalmente subordinado aos dogmas católicos. Ele procurou fazer de em sua obra uma composição do pensamento de Platão com a fé cristã. Segundo Kristeller:

"Ficino revisou intencionalmente o esquema platônico, em parte para fazê-lo mais simétrico, em parte para dar à alma humana um lugar privilegiado em seu centro, dando assim uma espécie de sanção metafísica à doutrina de dignidade do homem, que herdou cie seus predecessores humanistas. A alma é verdadeiramente o fim de todas as coisas criadas por Deus. É a intermediária entre os seres mais altos e os mais baixos, compartilhando alguns de seus atributos com os primeiros e outros com os últimos." [1]

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A Visão do Amor em "Fedro" de Platão

Nesta obra Platão desenvolve as idéias sobre o Amor apresentadas no Banquete. Uma importante noção nos é apresentada sobre o delírio. Segundo Sócrates há dois tipos de delírio, um que nasce da modéstia e outro do estado divino que nos leva além das regras habituais. O delírio do Amor é do último tipo, sendo assim divino. O delírio divino é de quatro espécies: um é o sopro profético de Apoio, outro a inspiração mística de Dionísio; o terceiro, o delírio poético inspirado pelas Musas, e finalmente, a quarta espécie de delírio era devida à influência de Afrodite e de Eros. 

domingo, 4 de agosto de 2019

A Visão do Amor em "O Banquete" de Platão

A visão platônica do Amor nos foi apresentada principalmente em duas de suas obras, a saber "O Banquete" e "Fedro". A seguir vamos discutir a composição do Banquete e as suas principais idéias Posteriormente, veja aqui. as ideias apresentadas em "Fedro".

"O Banquete" se destaca, entre as obras de Platão, por apresentar uma forma de composição inusitada, uma seqüência de discursos proferidos pelos membros de um banquete. Um dos participantes do banquete, inspirado em um pedido de Fedro, propõe que cada um dos membros faça um discurso de louvor ao Amor. A sucessão dos discursos tem o mérito de expor várias teorias sobre a origem e natureza do amor, até o discurso final de Sócrates, este sim feito na forma de Diálogo, tradicional em Platão. A sucessão de discursos tem uma importância para o todo da obra, já que o discurso de Sócrates é como uma resposta aos discursos anteriores, apontando para a verdadeira definição do que é o Amor. 

O Manifesto Comunista e as Ideias Literárias do Século XIX


Manifesto Comunista insere-se no contexto histórico da ascensão da burguesia e da queda do Ancien Régime do século XIX, que viria dar origem ao Capitalismo e ao modelo social que predomina até hoje. Esta mudança levou à uma transformação que repercutiu em todas os campos, inclusive o literário. O novo modelo social, político e econômico que se formou levou ao surgimento de novas temáticas e estilos que iriam caracterizar o romance moderno, com o abandono do modelo literário clássico característico do Ancien Régime. As novas correntes literárias do Romantismo e Realismo foram resultados deste novo modelo que se impunha, modelo este que o Manifesto Comunista soube retratar de maneira extremamente lúcida.

Manifesto por um lado influenciou ideologicamente a geração de escritores que se formava e que iria atender ao apelo do manifesto. Deu surgimento a uma crítica literária que se fundamentou na visão de luta de classes por ele apresentada. Mas principalmente, mesmo para aqueles que não compartilhavam de suas teses, contribuiu enormemente para a compreensão do momento histórico e é um documento precioso para o entendimento das motivações literárias do século XIX.

As influências de Herder, Spengler e Keyserling em Macunaíma

Mário de Andrade tinha um profundo interesse de que sua obra contribuísse para a resolução dos problemas de sua terra, que tivesse um valor utilitário para seus conterrâneos, buscando algo mais do que somente o prazer estético. Neste intuito, conforme ele mesmo confessa [1], dedicou-se a profundas pesquisas sobre a Cultura Brasileira e atuou sempre em favor do que julgava ser este interesse, como por exemplo na sua luta para que se escrevesse no Brasil de um modo "legitimamente" brasileiro, ao contrário do modo "luso" adotado.


Foi nesta busca que Mário se interessou por teorias históricas que influenciaram em muito o seu pensamento, sobretudo na concepção de Macunaíma, de tal ordem que até o enredo  dessa obra pode ser visto como uma metáfora destas teorias. Entre essas teorias podemos citar as de Herder, Spengler e Keyserling.

A Importância da Filosofia da História de Herder para o Romantismo

A Filosofia da História de Herder foi de grande importância para o movimento Romântico, que aproveitou muitas de suas idéias. 

Segundo sua visão a língua é o repositório vivo dos sentimentos, da cultura, da inteligência de um povo. Como a Poesia e a Literatura são as expressões máximas da língua, é nelas que podemos encontrar a alma da nação. Assim uma nação teria como marca principal sua língua, sua tradição, suas crenças e são estes elementos que fazem de um povo uma raça. Para a Literatura contribuir para a formação da nacionalidade, ela deve estar de acordo com o caráter íntimo da raça. 

O Curso Literatura Universal da Univesp

Hoje em dia é possível a todos terem acesso a materiais de grande qualidade de forma gratuita através da Internet. Um exemplo disso são os grandes cursos disponibilizados através do YouTube pela UnivespTV. Um dos melhores é o curso "Literatura Fundamental", que traz professores especialistas, dos mais renomados, para comentarem grandes obras da literatura. São 104 vídeos que traçam um panorama abrangente da literatura universal. 

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O Senhor das Moscas e o Estado da Natureza

"— Você sabe, não é? Sou parte de você? Quase, quase, quase! Sou a razão por que ninguém pode ir embora? Por que as coisas são o que são?
A risada irrompeu de novo.
— Vá agora — disse o Senhor das Moscas. — Volte para junto dos outros e vamos esquecer tudo."

(O Senhor das Moscas - William Golding)

As Traduções do "Apanhador No Campo de Centeio"

A tradução da obra "Apanhador No Campo de Centeio" (cujo título já foi traduzido como "Uma agulha no Palheiro") é um desafio porque J. D. Salinger soube como poucos capturar a linguagem do jovem da época. Uma tradução moderna precisa fazer o mesmo: trazer a obra para a linguagem do jovem atual.  Assim a leitura do livro em português a partir de traduções antigas não reproduz o impacto que o livro teve em sua época. É preciso refazer a tradução de tempos em tempos. A bem da verdade, o próprio texto original precisaria hoje ser "traduzido" do inglês falado pelos jovens da época em que ele foi escrito para o inglês dos jovens de hoje.

Para entender como essa obra seminal foi traduzida para o português apresentamos a seguir exemplos de algumas de suas traduções e uma proposta de tradução para a época atual (nem tão atual assim, já que a proposta já é de muitos anos atrás...).

Antecedentes Modernistas de Drummond

Uma questão sempre colocada pela crítica é que Drummond já nasceu modernista, que não passou pelas dúvidas e dificuldades que assaltaram outros mestres do modernismo, como Mário e Bandeira. Bandeira, por exemplo, teve uma lenta evolução em sua caminhada em direção ao modernismo. Simbolista em suas primeiras obras (“Cinza das Horas”, “Carnaval”), foi acolhido como o irmão mais velho do movimento devido a sua utilização dos versos livres. A adoção dos novos ideias provocou de início (“Ritmo Dissoluto”) uma poesia desmedida em que Bandeira errava por vezes o tom na sua tentativa de ser moderno. Foi em “Libertinagem” que ele atingiu com nitidez os ideais estéticos da nova tendência, achando o tom que melhor lhe servia.

A Polêmica Literária entre o Romantismo e Classicismo

"- Em literatura, meu pequeno. todas as idéias têm direito e avesso. Tudo é bilateral no domínio do pensamento. As idéias soa binárias. Jano é o mito da critica e o simbolo do talento. Triangular não há senão Deus!" 

A Importância de Balzac Para a Definição do Gênero Romance

Balzac é um caso "exemplar" para a definição do gênero romance pela contribuição que sua obra deu para a consolidação do que seria o novo gênero romance e sua própria atuação como escritor profissional exemplifica o novo modelo econômico, político e literário que se estabelecia com a queda do Ancien Regime. A contribuição de Balzac para a consolidação do novo gênero de romance deu-se na fixação dos modelos e dos temas a serem seguidos por este gênero. 

Como o Romantismo Mudou o Conceito de História

Para J. Guinsburg é fundamental para o entendimento do século XIX a mudança do conceito de História que se operou graças ao Romantismo.

Para entender essa mudança devemos opô-la ao conceito de História vigente desde a instauração do Cristianismo e a visão Clássica. A primeira, teocêntrica e teológica judio-cristã, concebia a História como um ciclo de revelação do poder divino através dos atos de vontade de Deus. A segunda considerava a História como um produto das "vidas ilustres", do sábio, do filósofo, do herói, do rei. Com o Romantismo introduz-se uma nova visão e a História deixa de ser meramente descritiva, para se tornar basicamente tanto interpretativa como formativa. Segundo esta  nova visão a História seria formada a partir de um conjunto de histórias dos povos e sociedades: o herói romântico apesar de suas particularidades é uma representação destes anseios da sociedade.